ÁCIDO HIALURÔNICO

Conteúdo extraído do livro “Ciência e Arte do Preenchimento”, Ed. AGE, 2018.

Presente naturalmente no organismo humano, ele atua preenchendo os espaços que existem entre as células da pele, proporcionando-lhe firmeza e elasticidade e amenizando as rugas de expressão que o tempo traz. Em sua forma industrializada, pode ser utilizado de maneira segura e pontual para preencher vincos e
repor a perda de volume.
Por ser um componente natural do corpo, é absorvido com o tempo. Ou seja, o preenchimento não é definitivo, havendo necessidade de fazer manutenções anuais. O procedimento é realizado sem incisões ou suturas, sob anestesia local, e não deixa cicatrizes, sendo que o paciente participa ativamente com a ajuda de um espelho. Também não provoca hematomas ou inchaços, e a região tratada toma em média uma semana para se recuperar totalmente.

O ácido hialurônico é indicado para aumentar os lábios, preencher depressões e sulcos nasogenianos, labiogenianos, nasojugais, rugas glabelares e pés de galinha. É usado também para outros fins, como na plástica genital.
O preenchimento dos lábios os torna mais volumosos e define melhor o contorno da boca. Nessa área, ele é a melhor opção, uma vez que os produtos definitivos não atingem a consistência ideal, deixando-os mais rígidos que o natural.
O ácido hialurônico é também frequentemente utilizado para preencher cicatrizes e melhorar a volumetria da face, harmonizando os traços. A conduta é realizada sob anestesia local e pode ser feita em poucos minutos. O uso do ácido permite que o paciente faça uma avaliação prévia dos resultados de um preenchimento e, uma vez absorvida a substância pelo seu organismo, o repita com um produto definitivo como o PMMA. Como o ácido hialurônico é depositado na superfície da pele, ele também tem como resultado hidratar a região em que foi aplicado, uma vez que uma de suas principais características é atrair líquido. Assim, ele mantém vivas as fibras de colágeno que dão sustentação à pele e que, com o tempo, são cada vez mais rarefeitas, comprometendo a elasticidade e a tonicidade da pele.

Com o preenchimento do sulco nasojugal, houve melhora no aspecto da olheira. Sempre utilizar microcânulas nessa região (muito vascularizada), para evitar equimose e deposição hemossiderina, dando impressão de piora na profundidade, devido à sombra residual.

A substância pode ser fabricada de forma industrial a partir da fermentação de bactérias ou extraída de outros animais. No mercado encontram-se algumas opções do produto injetável, em diversas concentrações e ligações entre as moléculas que o compõem (crosslink).
Existem vários agentes químicos usados para fazer a ligação entre as cadeias de ácido hialurônico. O FDA aprovou três: o BDDE (1,4butanediol diglycidylether), o DVS (divinyl sulfone) e o BCDI (discarbodiimide), cada qual com suas características próprias.
Outro fator importante a observar e que varia muito conforme a marca e o modelo utilizados é a concentração do produto (mg/ml). Essa concentração do ácido hialurônico pode ser tanto molecular crosslinked como não crosslinked. O ácido hialurônico livre é utilizado em vários produtos, como os lubrificantes,
melhorando seu fluxo, mas não influencia no resultado final do volume, pois será reabsorvido rapidamente. A esse respeito vale ressaltar que, quando se fala em permanência do ácido hialurônico no organismo, podem surgir divergências. Cada cadeia polimérica de ácido hialourônico é, todavia, exatamente igual em todas as espécies estudadas, salvo no caso das cadeias formadas a partir da proliferação bacteriana, que tendem a ser menores se comparadas às de origem animal.
As diversas cadeias dissacarídeas, quando conectadas entre si, formam uma longa cadeia linear, que pode ser ligada, compondo uma macromolécula com grande capacidade de reter água, garantindo hidratação e elasticidade à pele. A durabilidade do ácido hialurônico no organismo depende, justamente, da ligação entre essas moléculas.

Assim sendo, são características que importa observar nos diferentes tipos de ácido hialurônico: o tamanho molecular, a concentração (mg/ml), o grau e técnica de crosslinking (BDDE – DVS – DEO), a relação crosslinking x não crosslinking, o tamanho das partículas do gel, a quantidade de crosslinking e o nível de hidratação.
Essas peculiaridades tornam o produto mais ou menos rígido, elástico, capaz de reter líquido, coeso e integrado em uma cadeia grande ou pequena.
O tamanho das partículas também é fator importante, de maneira que existem produtos com partículas grandes ou pequenas e, ainda, com partículas de diversos  tamanhos. Produtos com maiores moléculas e mais coesos precisam de maior crosslinked molecular para passar pelos pequenos orifícios das agulhas.
A aplicação de ácido hialurônico é feita com uma agulha ou microcânula, que implanta a substância por meio de uma abertura lateral. Isso permite um preenchimento uniforme e de aparência mais natural. Após a conduta, o paciente não precisa abandonar as suas atividades diárias. Para acelerar a recuperação, o uso de compressas frias, analgésicos leves e anti-inflamatórios é indicado.

Entre as principais características do produto, destacam-se:
– Não é alergênico.
– Aprovado pelas autoridades sanitárias.
– Não é carcinogênico/não é teratogênico.
– Inflamação mínima.
– Não provoca alterações cutâneas visíveis.
– Durável.
– Estável.
– Versátil.
– Bom custo-benefício.
– Fácil de aplicar.
– Fácil de armazenar.
– Rápida recuperação do paciente.

Ver Capítulos

Introdução

Em busca da fonte da juventude

Primeira Parte: CONCEITOS DE BELEZA

Anatomia ósse da face
Anatomia da pele
Beleza e Atratividade
– Por que achamos alguém bonito?
– Sequência de Fibonacci
– Estética áurea
– Para pensar
Etiologia do envelhecimento
– Como nos tornamos senis?
– Telômeros e senescência
– Isto é surpreendente!
– Vida útil em discussão
– O equilíbrio da imunidade
O envelhecimento cutâneo
– Fisiopatologia
– Achados clínicos
– Medidas preventivas
– A importância do bom-senso médico no tratamento estético
Transtorno dismórfico corporal
– Etiologia
– TDC e procedimentos estéticos
O potencial de transformação dos fillers
– Condições ideais para um bom produto de preenchimento
– O que é o preenchimento
– Lifting X Ressurfacing
– Técnicas de volumetria
O que a ciência promete para o futuro?

Segunda parte: PREENCHEDORES MAIS USADOS

Não permanentes
Permanentes ou não absorvíveis
Características gerais
Polimetilmetacrilato
Ácido hialurônico
MD Codes
Ácido polilático
– Utilização dos fios de ácido polilático
Hidroxiapatita de cálcio
Hidrogel
Silicone líquido injetável
Outros tratamentos associados a preenchimento
– Toxina botulínica
– Laser CO2 fracionado
Adendo: Análise microscópica do polimetilmetacrilato

Terceira parte: O PASSO A PASSO DA TRANSFORMAÇÃO

Uma plástica minimamente invasiva
O instrumental que se usa
O procedimento e a “mão” do médico
Tipos de anestesia
Perigos do procedimento com preenchedores em geral
Topografia facial e riscos do preenchimento
Complicações e como gerenciá-las

Quarta parte: PROCEDIMENTOS FACIAIS E CORPORAIS

Preenchimento facial
Preenchimento das maçãs do rosto
Preenchimento de rugas, sulcos faciais e cicatrizes
Rinomodelação com preenchimento
Preenchimento da mandíbula
Preenchimento labial
Preenchimento do mento
Preenchimento de pálpebras
Preenchimento peitoral
Preenchimento de glúteos
Preenchimento em lipodistrofia
Bioplastia genital
– Bioplastia e técnicas para aumento do pênis
– Bioplastia de saco escrotal
– Bioplastia de glande
– Bioplastia de vulva
– Bioplastia de clitóris
– Bioplastia de reconstrução após mudança de sexo
Poliomielite
Síndrome de Parry Romberg
Tratamento de celulite e irregularidades cutâneas
Goldincision – Tratamento com subcisão e preenchimento com PMMA

Quinta parte: ASPECTOS JURÍDICOS

A Anvisa e os produtos aprovados por ela
Direito e Medicina
A lei e o uso de implantes líquidos
O Código de Ética Médica

 

 

 

Ciência e Arte do Preenchimento é o primeiro livro do Dr. Roberto Chacur. Na publicação, o Dr. Chacur reúne sua experiência para mostrar a ciência por trás do preenchimento e o requinte da arte na hora de trabalhar harmonização facial e corporal.

Precisa de ajuda?