No dia 20 de agosto de 2016, o Dr. Roberto Chacur esteve em Porto Alegre entre os palestrantes do 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos. O evento irá discutir as melhores condutas na utilização de injetáveis em procedimentos estéticos e de reparação.
O encontro iniciou com o debate para elaboração de um consenso nacional que possibilite padronizar a aplicação médica de implantes infiltrativos. Para isso foi utilizado como base o estudo coordenado pelo Dr. Túlio Souza, que reuniu a vivência clínica de 36 médicos de diferentes especialidades.
Em mais de dez anos de experiência na aplicação de injetáveis, os profissionais atenderam quase 90 mil casos de implantes infiltrativos, de onde é possível extrair conhecimento suficiente para nortear a técnica.
Entre os presentes esteve o cirurgião plástico alemão Gottfried Lemperle, o pai da utilização de preenchimento em tecidos moles. Mesmo com as liberações da FDA, a agência de saúde norte-americana e também da Vigilância Sanitária Brasileira (ANVISA), a técnica ainda carece de parâmetros que estabeleçam o objetivo e frequência dos implantes, os critérios para escolha de materiais e equipamentos, os volumes aplicados, as opções anestésicas, as substituições e complicações.
Veja o que aconteceu no 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos, confira o programa do evento:
MESA 1
Indicações
Reparadora
Lipodistrofia em pacientes com HIV+
Outras patologias e lesões traumáticas
Estética
Facial: áreas de aplicação, planos concentrações e volumes
Corporal: áreas de aplicação, planos, concentrações e volumes
MESA 2
Contraindicações
Quando não realizar?
Contraindicações absolutas e relativas
Concomitância de materiais
MESA 3
Materiais
Qualidade dos materiais
Critérios de escolha
Importância dos rigores na fabricação e na venda
MESA 4
Complicações
Estatística nacional
Fisiopatologia das complicações mais frequentes
Como evitá-las?