Artigo publicado pelo Dr Roberto Chacur explica os prós e contras das principais técnicas de harmonização glútea e como escolher a abordagem adequada conforme a necessidade de cada paciente.

Em trabalho apresentado na revista de Cirurgia Estética da Universisdade de Oxford em dezembro de 2024, o Dr Chacur faz uma revisão histórica da prática estética de correção glútea com implante de silicone, lipoescultura (Brazilian Butt Lift), preenchimento intramuscular de longa duração e preenchimento subcutâneo profundo com ácido hialurônico. Clique aqui para ler o artigo sobre as diferentes técnicas de harmonização glútea.

Na abrangente revisão da literatura realizada, incorporando estudos, relatos de casos e opiniões de especialistas o estudo mostra que o implante de silicone apesar do bom volume oferece contratempos como internação e afastamento da rotina. Por sua vez, a lipoescultura proporciona resultados imediatos naturais, mas que podem sofrer com assimetria devido a absorção de gordura ao longo do tempo.

Técnicas minimamente invasivas, sem prejuízo às atividades da paciente, como o preenchimento intramuscular de longa duração, oferecem resultado harmônico e melhor qualidade da pele, mas podem ser de difícil reversão. A outra opção avaliada com base na literatura  a outra opção não cirúrgica mencionada na literatura é o preenchimento no subcutâneo profundo com ácido hialurônico embora possa oferecer boa projeção, demandam maior investimento e manutenção periódica.

Os critérios de avaliação incluíram eficácia, segurança, tempo de recuperação e satisfação do paciente. Os dados foram sintetizados para fornecer uma análise comparativa de cada método. Todos os procedimentos foram conduzidos de acordo com os padrões éticos de Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)
e a Declaração de Helsinque de 1964 (protocolo CAAE no. 86722118.8.0000.5291).

A publicação conclui que a escolha do método depende de vários fatores, incluindo as preferências do paciente, gordura disponível para transferência, resultados estéticos desejados, além da avaliação e experiência de um médico ou cirurgião plástico experiente. É essencial que os pacientes discutam todas as opções disponíveis com um profissional qualificado para tomar uma decisão consciente e personalizada.

Precisa de ajuda?