O Dr Roberto Chacur publicou mais um trabalho, desta vez no sentido de colaborar com a comunidade científica na diferenciação entre produto de longa duração e silicone líquido através do exame de ressonância magnética. A publicação tem como objetivo facilitar o acompanhamento de pacientes que realizaram preenchimento e ajudar no correto tratamento em caso de complicação. Clique para ler o artigo completo denominado: “Diagnóstico diferencial por imagem de produto de longa duração e silicone líquido”
Com mais de 14 anos de mercado e trabalhando com foco em preenchimento, o Dr. Roberto Chacur além de realizar também trata casos de complicação, a maioria causada por profissionais não médicos que utilizam produtos proibidos como silicone líquido e hidrogel.
Até a publicação do presente estudo a maioria dos profissionais recorreriam sistematicamente à biópsia para identificação do produto. Contudo o ideal é que métodos invasivos sejam sempre alternativas e nunca a primeira opção. O trabalho publicado em dezembro de 2020 pelo Dr. Roberto Chacur e sua equipe pretende ajudar a mudar esse paradigma e facilitar a identificação do implante utilizando apenas o exame de ressonância magnética. A identificação por exame de imagem dispensaria a biópsia ou, se mais tarde fosse necessário, teria no procedimento invasivo apenas um meio de comprovar o resultado.
Por ser uma substância aplicada através de um procedimento minimamente invasivo, o ideal é que o preenchimento seja realizado apenas por médicos. Os três requisitos básicos para realização de qualquer procedimento médico são:
– produto, que deve ser aprovado pela Anvisa;
– ambiente, que deve possuir alvará da vigilância sanitária atestando condições ideais de higiene; e
– profissional, que deve ser um médico com número de registro válido no conselho regional de medicina.
O estudo é importante para o correto acompanhamento da evolução dos preenchimentos e tratamento dos casos com complicação.