Criolipólise é uma técnica não invasiva que pode ser alternativa a cirurgia de lipoaspiração no tratamento da gordura localizada. com o objetivo de demonstrar a eficácia do tratamento o Dr. Roberto Chacur coordenou um estudo sobre a tecnologia com três pacientes mulheres. A tecnologia tem mínimo efeito colateral e reduz o acúmulo de células adiposas de forma significativa através do resfriamento controlado da pele que leva à apoptose. Os casos documentados neste estudo foram acompanhados por três meses demonstrando que a criolipólise é uma opção efetiva no tratamento não invasivo do excesso de tecido adiposo. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 02789118.1.1001.5291.
Leia aqui.
A tecnologia para congelamento de gordura apresentou resultados positivos na redução do perímetro do abdômen superior, inferior e do bíceps. Os efeitos não são tão expressivos em pacientes obesos ou com flacidez de pele excessiva, sendo a aparência final mais perceptível na fita métrica do que na balança.
Os tratamentos foram realizados usando o protocolo do aparelho de criolipólise aprovado pela Anvisa, o que significa maior chance de alcançar os efeitos desejados e menor probabilidade de efeitos adversos. A quantidade de sessões varia entre uma e três aplicações.
O efeito mais expressivo foi registrado no tratamento de uma paciente de 45 anos pesando 54 quilos e com 78 cm de circunferência de cintura. Além da sessão de criolipólise de 60 minutos, foram realizadas três sessões de drenagem linfática com intervalo de um mês entre cada uma. Sem que houvesse alteração na dieta, ao final do terceiro mês, foi observado a redução de um kilo no peso corporal e de 4 cm na circunferência abdominal.
O objetivo do estudo de verificar a eficácia em curto período impediu a avaliação dos efeitos do tratamento a longo prazo. Contudo, o comparativo fotográfico evidenciou redução significativa da gordura localizada e definição do contorno corporal das demais pacientes.