O Dr. Roberto Chacur foi um dos palestrantes do X Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia Plástica Estética. Na ocasião o médico falou sobre o Goldincision, tratamento de celulite que combina bioestimulação de colágeno com descolamento dos septos fibrosos para uma pele mais uniforme e um contorno corporal mais definido. O evento promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBPC) aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro de 2019, no Rio de Janeiro.
Trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento há 12 anos, um dos tratamentos mais procurados, com mais de 3.000 procedimentos realizados, é a bioplastia de glúteos. Ao longo desse período foi possível perceber que grande parte dos pacientes apresentava irregularidades no contorno da região, na maioria das vezes celulite. Para conseguir de fato um contorno definido, o descolamento dos septos fibrosos que formam o aspecto casca de laranja tornou-e um procedimento frequente. O método então de associar bioestimulação com preenchimento à subcisão das fibroses foi desenvolvido como um tratamento da celulite. A alternativa, além de colaborar para uniformidade de glúteos e coxas, tratava também a flacidez, que é uma das causas da celulite. Estava criado o Goldincision, o padrão ouro em tratamento para celulite.
O tradicional evento do CBPC recebeu profissionais de todo o Brasil. A troca de experiências e atualização científica contribuiu para democratização dos conhecimentos na área da dermatologia, cirurgia plástica, tricologia e preenchimento com produtos injetáveis.
A descrição detalhada da técnica encontra-se no livro “Ciência e Arte do Preenchimento”e também no artigo publicado em 2019. Outras apresentações sobre o tema já haviam ocorrido na Itália durante o 24º Congresso Mundial de Dermatologia, evento promovido de quatro em quatro anos pela liga internacional das sociedades da especialidade e no 5° Consenso Mundial de Rellenos Inyectables no México.