No dia 31 de janeiro de 2020 o Dr. Roberto Chacur apresentou seus treze anos de experiência em preenchimento de glúteos em palestra no congresso anual do IMCAS, International Master Course in Aging Science, realizado em Paris, na França. Também participaram do evento, na foto, da esquerda para direita, a Dra Danuza Dias, Dra Nívea Chacur, Dra. Fernanda Bortolozo, Dr. Rodrigo Mafaldo e a Dra Sandra Federici.
Na ocasião o médico apresentou alguns detalhes do método que utiliza, que inclui a utilização de diferentes preenchedores e a aplicação dos produtos com o paciente em pé.
Na apresentação o Dr. Roberto Chacur contou ainda um pouco da história dos preenchedores absorvíveis e definitivos, mostrando suas microscopias, diferenças e similaridades.
O médico destacou a importância da regularidade das microesferas dos bioestimuladores de colágeno e a responsabilidade de utilizar somente produtos aprovados pela Anvisa.
A compatibilidade dos preenchedores com o organismo e o seu comportamento durante a estimulação de colágeno, também foi analisada pelo Dr. Chacur durante a palestra. O gráfico representa a formação gradual de um novo tecido rico em colágeno. Em média, cada 20% de produto estimula a produção de 80% de tecido do próprio paciente e estimulação de colágeno. Ao longo de quatro meses após o procedimento é possível perceber a absorção do veículo que transporta as microesferas e a formação do novo tecido que envolve as microesferas, conforme microscopia feita pelo Dr. Lemperle, em que é possível notar a aceitação dos produtos pelo corpo e sua biocompatibilidade com o organismo. A bioestimulação de colágeno é uma etapa do tratamento para celulite com Goldincision, que reduz ondulações na pele e ajuda a definir o contorno corporal.
Sobre o IMCAS
Esta é a segunda vez que o Dr. Roberto Chacur participa do IMCAS. Em 2016 o médico falou sobre o método 4T de associação de técnicas para rejuvenescimento. O congresso anual do IMCAS acontece em Paris desde 1994 e recebe mais de 10.000 participantes de 105 países. Direcionado a cirurgiões plásticos e dermatologistas, desde a sua concepção o evento procura construir uma ponte entre a cirurgia plástica e reconstrutiva e a dermatologia na tentativa de gerar um ambiente de sinergia e cooperação entre essas duas especialidades.