O jornal Biomedical Journal of Scientific & Technical Research publicou artigo cietífico do núcleo de pesquisa Leger no qual é relatado um caso de tratamento de Síndrome de Poland com PMMA. O trabalho, publicado em fevereiro de 2019, é uma colaboração da equipe médica formada por Roberto Chacur, Honório Sampaio Menezes, Nívea Maria Bordin da Silva Chacur, Danuza Dias Alves, Rodrigo Cadore Mafaldo, Leandro Dias Gomes e Gisele dos Santos Barreto. Leia aqui.
O artigo apresenta o uso do polimetilmetacrilato não apenas com finalidade estética, mas principalmente reparadora, utilizando produtos aprovados pela Anvisa e sem complicações. A Síndrome de Poland é uma doença caracterizada pelo subdesenvolvimento ou ausência unilateral do músculo peitoral. Os casos são raros e de difícil tratamento.
No estudo relatado pelo núcleo de pesquisa Leger, a Síndrome de Poland pode ser corrigida sem a necessidade de hospitalização e com retorno imediato à vida normal, utilizando preenchimento com PMMA. Além de ser uma opção efetiva, a utilização da substância não deixa cicatriz.