A proporção áurea é uma constante matemática que pode ser observada em diversos elementos da natureza, desde plantas e caracóis até a nossa dentição ou o tamanho dos ossos do nosso corpo.
De onde vem este termo?
A harmonia gerada a partir dessa constante motivou sua identificação como um fator que produzia elementos de uma beleza tão valiosa como o próprio ouro.
A proporção áurea, por vezes, também é chamada de proporção divina; por ser encontrada em elementos naturais, sem interferência humana, acreditava-se que esta seria uma criação de Deus.
Onde encontrar?
Por ser algo encontrado frequentemente na natureza, passou a ser tão comum aos olhos a ponto de qualquer alteração nessa estrutura causar estranhamento. Assim, a presença dessa proporção é praticamente obrigatória para que algo seja percebido como belo.
Em função disso passou-se a tentar reproduzir essa constante em todos os elementos criados pela humanidade a fim de que fosse possível produzir obras tão belas quanto as concebidas pela própria natureza.
Uma das primeiras criações onde é possível perceber essa proporção é no Partenon grego, construído por volta do ano 440 a.C.. Existem registros também dessa constante na obra “Os Elementos” escrita por Euclides há mais de 2.000 anos. Mais recentemente, a Monalisa de Leonardo da Vinci é uma das maiores representações da aplicação da proporção divina.
Proporção áurea na medicina
Na medicina utilizamos a proporção áurea nos tratamentos de harmonização facial para avaliar o equilíbrio de um rosto. Aqui é importante ressaltar dois pontos:
Harmonia, é diferente de simetria. Ao planejarmos um tratamento facial pensamos no equilíbrio das proporções de um rosto para que ele seja harmônico em vez de buscar deixar os dois lados iguais.
O outro ponto diz respeito as diversas percepções da “beleza” que sabemos poder variar conforme aspectos geográficos, culturais, temporais, etc, sendo a proporção áurea utilizada apenas como mais uma referência.
Como é calculada?
A proporção áurea é estabelecida através de um número ou um rácio, um coeficiente entre dois valores que permite estabelecer relações entre os mesmos. O rácio dourado é calculado a partir da divisão de uma reta de qualquer comprimento, onde a razão entre os segmentos maior e menor da linha seja 1:1.618. A partir disso é possível autoduplicar essa reta em múltiplos segmentos sem nunca perder essa proporção e é essa característica que faz deste o rácio divino. Confira na animação abaixo:
Máscara de Marquardt
A partir desse número o cirurgião plástico norte-americano Stephen Marquardt criou uma máscara da beleza, que serve de guia para avaliar a harmonia de um rosto. Dentro dessa ideia podemos destacar 12 pontos-chave: queixo, linha de baixo da boca, centro da boca, linha de cima da boca, linha de baixo do nariz, ponta do nariz, linha de baixo dos olhos, linha dos olhos, linha de cima dos olhos, linha das sobrancelhas, linha do topo da cabeça e altura do rosto.
Quanto mais próximo for a distância entre esses pontos com o rácio dourado, maior a tendência de um rosto ser considerado belo.
Como calcular a proporção áurea na face?
A aplicação da proporção áurea na face pode ser melhor percebida quando criamos uma relação entre os pontos distrbuídos no rosto, como na figura. Dessa maneira as proporções ideias deveriam ser:
- Na vertical, do canto externo da boca até o queixo (linha verde) medirá X, então o mesmo valor do canto externo da boca até a linha inferior aos olhos (linha vermelha) é 1,618 X.
- Proporção do queixo: se a medida da base do nariz até a linha do queixo (linha azul) for X, a mesma medida da base do nariz até a linha do cabelo (linha cinza) é 1,618 X.
- Proporção transversal ideal: se a medida da largura do nariz é X, a medida da largura da boca é 1,618 X.
- A largura entre os 2 cantos externos dos olhos são X e a mesma largura será de 1,618X para as têmporas.
Quanto mais próximo essas medidas estiverem do número de ouro e quanto mais vezes encontrarmos esse número nas medidas do face, maior a tendência de termos um rosto bonito.
A proporção áurea na harmonização facial
A proporção áurea é um recurso científico utilizado para embasar o bom senso estético do médico ao realizar uma harmonização facial, mas embora seja um padrão matemático é aberto para incluir também outros apectos, como variáveis culturais, temporais, regionais, entre outros.
Somente com o emprego de todos esses elementos é possível iniciar um planejamento que partindo dos traços de cada paciente poderá desenvolver um tratamento personalizado.
O preenchimento é uma das técnicas mais utilizadas para realizar uma harmonização facial devido a sua versatilidade de poder distribuir o produto nas quantidades e locais necessários, conforme avaliação médica.
Mesmo assim, dificilmente é possível imprimir essa proporção em todas as medidas do rosto, algumas delas sequer podem ser alteradas, como a distância entre os olhos, por exemplo.
De qualquer forma, ao se submeter a um procedimento médico para harmonização facial é importante estar considerar a experiência do médico, as condições de higiene do local e a utilização apenas de produtos aprovados pela Anvisa.
Converse sobre as suas insatisfações e esclareça suas dúvidas com seu médico. Somente assim é possível alinhar suas expectativas com a realidade para obter um tratamento satisfatório que de fato contribua positivamente para o seu bem-estar social e qualidade de vida.