O Dr. Roberto Chacur foi um dos palestrantes do XVI Congresso Mundial de Medicina Estética onde apresentou pela primeira vez o tratamento para celulite Goldincision. Conforme descrito no livro “Ciência e Arte do Preenchimento”, o método combina bioestimulação de colágeno com descolamento dos septos fibrosos para reduzir o aspecto “casca de laranja” e tratar também a flacidez, que é uma das causas da celulite. O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril de 2019 no Maksoud Plaza Hotel em São Paulo.
Goldincision é um tratamento para celulite realizado no próprio consultório médico com anestesia local, paciente acordada e retorno das atividades no mesmo dia. Os diferenciais da técnica são a bioestimulação de colágeno e o subcisão com a paciente em pé. Embora o descolamento de fibroses com subcisão seja um velho conhecido, sua realização em ortostatismo permite identificar as irregularidades na pele com maior facilidade, o que significa um tratamento mais efetivo. Além disso, a bioestimulação realizada antes mesmo do descolamento ajuda a reduzir a flacidez e incentiva a produção de um tecido rico em colágeno, ajudando a definir o contorno corporal.
Mais do que um desconforto estético, a celulite em graus avançados pode causar enrijecimento, nódulos e dor, o que demanda uma intervenção imediata para aliviar a tensão provocada pelos septos fibrosos. Embora tenha sido desenvolvida para tratamento da celulite a Goldincision também pode ser utilizada para descolar aderências traumáticas, cirúrgicas, formadas por cicatrizes de acne, entre outras. A associação da subcisão com a bioestimulação de colágeno costuma produzir um efeito mais natural do que o simples descolamento.
O dr. Roberto Chacur é presença regular no Congresso Mundial de Medicina Estética que todos os anos proporciona a troca de experiência entre profissionais, concretização de parcerias e a divulgação de novas técnicas, tecnologias e protocolos sobre diferentes temas como envelhecimento, dermatologia clínica e estética, harmonização facial, estética corporal, medicina regenerativa e tendências. Tudo isso começou a mais de 20 anos, quando médicos de diversas especialidades ao redor do mundo, perceberam que toda atuação continha algum caráter estético, o que favoreceu o surgimento de uma associação onde fosse possível compartilhar os conhecimentos sobre o tema.