O Dr. Roberto Chacur participou de estudo que reforça a importância da realização de preenchimento com médicos, pela capacidade destes profissionais de tratarem também eventuais complicações, que podem ocorrer em qualquer procedimento médico.
Diante de qualquer reação inesperada é importante que o paciente receba atenção precoce, de preferência imediata, o que é possível quando o próprio médico que realiza o procedimento está apto também a tratar situações adversas.
Clique para acessar a íntegra do artigo.
O trabalho científico publicado em conjunto com o Centro de Estudos Leger, sob coordenação da Dra. Danuza Dias, demonstrou a eficácia do tratamento tradicional em caso de complicações vasculares e acrescentou, em caráter inovador, a associação de oxigenoterapia.para contribuir com a efetividade na regressão do quadro.
A utilização de microcânulas, padrão na realização de procedimentos injetáveis, reduz significativamente as chances de danos aos sistema circulatório. Mas como qualquer procedimento médico, é impossível ter total controle sobre eventuais reações adversas.
O protocolo adotado foi a reação imediata com massagem, compressa quente e prescrição de medicamentos, seguida de encaminhamento para sessões diárias de 90min de tratamento em câmara hiperbárica.
Nos dois casos apresentados no trabalho publicado na revista Plastic & Hand Surgery e aprovado pelo Conselho de Ética sob o protocolo número 28930620.0.0000.5291, houve redução quase total dos traumas após cerca de uma semana.
O artigo científico reforça a eficácia do tratamento tradicional em caso de obstrução arterial e sinaliza para efetividade na regressão do quadro quando associada oxigenoterapia.